segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Agradecimento a homenagem

 "Sou professor a favor da espernça que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática,boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, desculdado, corre o risco de se amofinar e de ja não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste"  (FREIRE, 2010,103)

      Quando recebi o comunicado de que seria o professor homenageado pela turma do 3ºano de 2021, fui tomado por um misto de sentimentos. Logo de cara uma sensação de surpresa que foi ganhando, aos poucos, um sabor de alegria misturada com uma leve tristeza. Mas entendam que não se trata de uma alegria triste porque esta representa a desesperança, mas de uma tristeza alegre que mais se aproxima de um choro emocionado. Ao fim de tudo esse misto de emoões  me fez lembrar a esperança da qual Paulo Freire nos fala e ele explica que A desesperança é a negação da esperança. A esperança é uma espécie de ímpeto natural possível e necessário, a desesperança é o aborto deste ímpeto ( FREIRE:2010, 72).

       Minha esperança é de que vocês perseverem em seus sonhos, que estabeleçam para si mesmos perspectivas mais amplas alicerçadas na certeza de que vale a pena o esforço por meio do estudo e da amplianção do conhecimento porque como nos lembra o professor Alejandro Cerletti A globalização, a cormecialização em larga escala e a oniprsença do discurso empresarial mercantilizaram a forma de compreender o mundo e as relações sociais. Esse estado fa coisas, que aparece como óbvio e natural pode e deve ser abordado com agudeza. A necessidade da Arte e da Filosofia nesta época se justifica pela radicalidade do interrogar ( CERLETTI: 2009,53).   Minha esperança é que você tenham a cosnciência de que,  neste mundo, aquilo que tem valor não nos é dado gratuitamente. É preciso lutar, trabalhar, enfrentar as dificuldades para ultrapassar os obstáculos e aqui aproveito a oportunidade para agradecer-lhes não só a hpmenagem que me fazem, mas também a presença, a persistência e a consideração nas aulas remotas do inicio do ano passado, quantas mensagens particulares eu recebi? algumas avisando o motivo da falta, outras mencionando o desânimo e a dificuldade de ficar em frente a tela, outras ainda agradecendo pelas aulas e a injeção de ânimo provocada por elas. Essas aulas se mostraram um teste de resistênciae aprendizado para mim também, afinal de contas o professor que vos fala continua sendo aluno. Segundo o professor Gabriel Parrisé:

 Em sala de aula e em todos o lgares ( todos os lugares são virtualmente bons para se aprender) o aluno que cada um de nós é compara o que sabia com o que aprendeu, seleciona do que aprendeu o que lhe interessa, adota, incorpora o que lhe interessa aprender. Para que eu possa conferir valor ao professor, é preciso que o professor saiba identificar-se com o valor do aprender , e que ele me ensine a aprender mais e melhor, n pré escola, no ensino médio, na graduação, no ensino formal e informal, com livros ou com plicativos, pelo método tradicional ou outro método ad infinitum( PERISSÈ:2000, 170).

    Devo confessar a vocês  que todas as vezes que entro em sala de aula, Remota ou presencial, me imagino como um aluno, porque assim como vocês frequentei , na maior parte de minha vida, instituições públicas de ensino, desde o fundmantal, ensino médio, graduação e pós- graduação e por isso também os encorajo a não dar ouvidos aqueles que por ventura venham lhes dizer: Ah!!! fazer faculdade pra que? Não dê atenção a esse tipo de comentári, concentre-se no seu objetivo. Para concluir, gostaria de lembrar-lhes o que não se deve esquecer. Em primeiro lugar; aquilo que já lhes disse: Alimentem seus sonhos. EM egundo lugar; sejam gratos aos seus pais e responsáveis porque se estamos aqui, e eu me inclou nisso, foi porque alguém abriu mão até mesmo dos próprios sonhos por nós. Quando você reencontraem seus esponsáveis , ao final da cermônia, agradeça. E por útlimo mas não menos importante; não esqueça de agradecer a Deus responsável pela nossa existência. Encerro lembrando que as palavras que lhes disse  estão carregadas, também, de conselhos e comentários dos professores que me formaram, pois os trago comigo. Desejo que o Senhor Jesus Cristo os abençoe abundantemente lhes conferindo espírito de intrepidez e corajem para enfrentar os próximos desafos. Parabéns aos alunos do 3ºano de 2021 do Colégio Estadal Matemático Joaquim Gomes de Sousa.       
 
                     

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seu comentário. Obrigado.